Portal do Governo Brasileiro

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu, no dia 12 de setembro, o credenciamento do Ministério da Educação através da Portaria nº 865/2013 para oferta de cursos superiores na modalidade a distância e instalação de um pólo de apoio presencial no campus de Cruz das Almas. A conquista ocorreu após a visita em 2012 de duas comissões do INEP com vistas à avaliação para fins de credenciamento institucional, tendo a UFRB alcançado nota 4 (numa escala de 1 a 5) em ambas as solicitações.

O credenciamento para Ensino a Distância (EAD) possibilita à UFRB a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão nos polos já existentes na Bahia e em qualquer Estado do país, tendo em vista sua participação no consórcio firmado entre Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), iniciada em 2007. Com o credenciamento do polo de apoio presencial no campus de Cruz das Almas, cursos podem ser ofertados também nesta cidade.

Para o chefe Núcleo de Gestão de Educação à Distância (NUGEAD), professor Ariston Cardoso, a partir deste credenciamento, a UFRB poderá oferecer uma infraestrutura ainda melhor, uma vez que ele possibilita a aquisição de equipamentos e serviços de tecnologia da informação. Outra vantagem será a possibilidade de fomentar cursos da UFRB pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, professora Luciana Alaíde, “a UFRB com a oferta de cursos por intermédio da modalidade de educação a distância reafirma o seu compromisso com a democratização e a socialização  do conhecimento, na medida em que irá proporcionar oportunidades diversas a cidadãos residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham dificuldades em participar de cursos presenciais".

Está confirmado para 2014 o primeiro curso da UFRB na modalidade EAD. O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), localizado no campus de Cruz das Almas, tem aprovado um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância e, a partir daí, outros cursos de graduação podem ser criados pela UFRB.